top of page

O galo que canta as 10

  • Foto do escritor: Prof. Paulo Buhrer
    Prof. Paulo Buhrer
  • 8 de fev. de 2019
  • 3 min de leitura

Certa vez, num domingo em casa, enquanto limpava a piscina, ouvi o galo, que meu vizinho vivia gabando. Ele sempre falava que não usava despertador, por que seu galo cantava todos os dias antes das 6 da manhã.

Porém, nesse domingo, assim que ouvi o galo, meu vizinho acordou gritando: "galo velho, você não canta mais no horário certo, perdi a missa por sua causa. Qualquer dia desses faço um belo molho de você".

Observei a cena pelo muro, enquanto o galo estufava o peito e continuava cantando, alheio à agonia do seu dono.

Muitos de nós, no âmbito profissional, somos como um galo que canta às 10, ou seja, estufamos o peito, mostramos um belo discurso, mas, erramos o horário, cantamos tarde, quando a empresa, o líder, o cliente, não precisam mais que façamos algo, pois perdemos, e os fizermos perder oportunidades, e já é tarde demais.

Isso representa vendedores que marcam com os clientes, mas chegam atrasado, sem nenhuma justificativa plausível, o que faz com que a sintonia da venda se perca logo no início da negociação. Representa advogados que perdem prazo, contadores que não calculam corretamente os impostos dos clientes ou não lhes dão assessoria quando mais precisam, engenheiros que atrasam a obra, zeladores que jogam a sujeira para debaixo do tapete, taxistas que prestam um mau serviço, recepcionistas que deixam o cliente esperando. Também, representa quem vive adiando fazer o curso, a faculdade, a tarefa, seja para arranjar um trabalho, ser promovido, ter uma remuneração melhor. Enfim, representam a todos os profissionais que cantam de galo, mas atrasados.

Representa, ainda colaboradores que assumem compromissos, metas, mas não realizam, e inventam desculpas, por exemplo, alegando que o mercado está em crise, que a economia está ruim, agindo como galo que canta às 10 que, se falasse, diria que o sol nasceu mais tarde por causa do tempo que estava para chuva, por isso se perdeu no horário.

Por outro lado, se olharmos a atitude do vizinho, representa uma liderança que não reconhece todo o esforço, o passado do colaborador, que sempre fez as coisas certas, no entanto, quando comete um erro, tem sua atenção chamada na frente dos outros, é criticado como se nunca tivesse feito nada certo, por mais que já tenha ajudado a empresa e o líder por longos anos. Significa um líder que não motiva nem estimula à melhoria, apenas critica e cobra.

Então, analisando essa conjuntura, na sua profissão, você tem tido a atitude certa na hora certa? Tem estufado o peito, e “cantado de galo” quando deveria? Ou está cantando às 10h, perdendo o horário, fazendo com que a equipe, a clientela, sua liderança, percam a hora, a produtividade, a venda do produto e os lucros?

Na nossa carreira, precisamos ficar atentos, pois não resolve muita coisa agirmos tarde demais. O ideal é cumprirmos nosso horário, a função para a qual fomos contratados, indo além disso, e quando estufarmos o peito, que seja para cantar exatamente no horário que esperam que façamos isso, ou mesmo antes da hora, aproveitando as oportunidades antecipadamente, para evitarmos que aqueles que esperam algo de nós (clientes, líderes, colaboradores, empreendedores), nos ameacem de fazer um “molho” com a nossa carreira, empresa, negócio.

Pense nisso, pare de adiar o que tem de ser feito, pois eu torço pelo seu canto (na hora certa).

Forte abraço, fique com Deus, sucesso e felicidades sempre.

Prof. Paulo Sérgio

Empresário Palestrante

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Reações Desproporcionais

Basicamente, toda dor e sofrimento emocional que temos, os problemas que não conseguimos resolver, as desavenças que criamos, em nossas...

 
 
 
Band-Aid Digital

A maioria do pessoal do marketing digital usa gatilhos mentais, identificação imediata com o problema que você enfrenta, apresentando...

 
 
 
A noite o sol não some

Certa noite, quando meu filho do meio, o Vinícius, era criança, enquanto estávamos deitados na grama de um parque, olhando as estrelas,...

 
 
 

Commentaires


Siga nas redes sociais

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
bottom of page